PROJETO BOA VISÃO
O Boa Visão é um projeto de COMBATE A DOENÇA que foi adotado pelo Distrito 4730 e tem por finalidade atender crianças carentes desde o teste de acuidade visual à entrega de óculos e/ou cirurgia, caso seja necessário.
Objetivo principal
Sabemos que a leitura é uma prática indispensável para o aprendizado e formação de um indivíduo em um mundo cada vez mais conectado, em consequência disso muitos alunos possuem dificuldade de aprendizado por uma deficiência visual que na maioria das vezes é descoberto mais por questões financeiras não é solucionado. O projeto visa minimizar os déficits de aprendizagem que possam existir por deficiência visual, facilitando a leitura.
Como é feito?
O Rotary Club através de seus sócios escolhem uma escola e fazem então testes de acuidade visual e sendo descoberto alunos que possuem dificuldade são cadastrados e providencia-se óculos ou encaminhamentos para especialista para cirurgia nos casos mais graves.
Quem está envolvido neste projeto?
O Rotary através de seus sócios fazem parcerias em sua comunidade com Clínicas Oftamológicas, hospitais, profissionais e óticas que queiram contribuir com consultas e avaliações dos alunos deficientes. Em Curitiba possuímos um parceiro, Óticas Wnnikes, que doa as armações e as lentes para o programa a nível distrital. Isso não impede de outros parceiros participarem. Um exmplo de verdadeira parceria é o caso do Hospital Barigui que cede 800 consultas por ano às crianças encaminhadas.
Como acontecem as ações e os custos?
- O Rotary escolhe uma, ou varias escolas participantes;
- Marca o teste de acuidade visual em uma ou várias turmas;
- Realiza o teste de optometria acompanhado ou não de um profissional da área;
- Cadastra os alunos com problemas;
- Envia correspondência para os pais solicitando autorização;
- Identificado aluno com problemas mais sérios, encaminha-o ao profissional parceiro;
- Faz o pedido dos óculos ao parceiro doador;
- Faz evento para entrega dos óculos.